O vai e vem da Violência contra a Mulher na mídia geralmente é orientado por episódios que envolvem famosos ou algum caso de brutalidade extrema. Infelizmente, a pauta é esquecida tão rapidamente quanto o crescimento dos casos durante o período de isolamento. Seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, as violências cometidas pelos homens contra as mulheres não param.

Se você está passando por isso ou conhece alguma mulher que esteja, saiba que além do disque 180, existem outras formas discretas e eficientes de combate a esse grave problema. Alguns aplicativos de celular oferecem recursos como botão de pânico, rede protetora de amigas/amigos, gravação oculta de áudio e vídeo e muitos outros.

Gostaria de convidá-la(o) a conferir esta pesquisa publicada na revista Cadernos de Gênero e Tecnologia, produzida por mim e pela professora doutora Marcela Paz. O artigo aborda, principalmente, o tema da Violência contra a Mulher e os principais aplicativos destinados ao seu combate.

Espero que essa seja uma forma prática de ajudar. Passe adiante!

Resumo:
Os objetivos da pesquisa são analisar como os aplicativos para telefones celulares podem ser operacionalizados no combate à violência contra a mulher, bem como realizar o mapeamento das suas funcionalidades e, também, de alguns de seus usos. Os critérios de seleção dos aplicativos consideram sistema operacional, palavras-chave, instalações, avaliação dos usuários, recursos básicos que se relacionam com o tema, tais como botão de pânico e acesso à rede de apoio. Entre os resultados, observa-se que há poucos aplicativos, considerando as dimensões do país e a quantidade de dispositivos ativos; a disponibilização dos aplicativos nos estados que apresentam os menores índices de violência; a importância da gratuidade do Android e dos aplicativos; iniciativas voltadas à presença feminina no desenvolvimento de aplicativos.

Palavras-chave
Aplicativos móveis; Android; Violência contra a mulher; participação; segurança pública

Download:
https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/download/13249/8445